segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A voz do Povo é a voz de Deus?

Esse ditado popular tem sido muito utilizado ao longo dos tempos como uma forma de definir qual a melhor decisão a tomar diante de um impasse. Ouvir o povo, ou seguir a maioria, é de fato, uma linha muito usual. Mas até que ponto procede tal afirmação? Em tempos de suposto fortalecimento da democracia, não é raro encontrarmos pessoas tentando aplicar o tal modelo na vida cristã, esquecendo que quando nos entregamos a Cristo, Ele passa a reger todas as áreas de nossa vida. Os políticos principalmente gostam de usar esse tipo de jargão para sustentar suas ações, embora a real aplicação seja quase sempre duvidosa.
Deixando de lado essas questões, o que queremos de fato abordar é a “força opressora” que resulta desse tipo de visão nas lutas que travamos todos os dias em nossa vida com Deus.

Vejamos:
Na frase em destaque, o termo “povo” indica a maioria. E todas as vezes que a maioria segue uma linha, torna-se difícil posicionar-se de maneira contrária. É preciso muita convicção para enfrentar o fluxo das águas, ou como se diz: remar contra a maré.
E agora que constatamos isto vem a bomba: É exatamente isso o que Deus espera de nós!

A Bíblia diz em I Jo 5:19 que o mundo jaz no maligno. Por isso, não devemos amar o mundo nem o que no mundo há – I Jo 2:15. A palavra de Deus nos diz ainda que nos últimos tempos se multiplicariam as iniqüidades, o que faria com que o amor de muitos esfriasse – Mt 24:12.
Estamos vivendo estes tempos, o pecado não apenas se multiplica, mas se torna normal, aceitável… errado é discordar. Não são poucos os que retrocedem e se juntam a “maioria”, deixando-se levar pelo vento…
Para completar, aos que se mostrarem dispostos a obedecer à orientação do Senhor Ele ainda diz que o mundo lhes afligiria… Jo 16:33.
Parece, portanto, uma “missão impossível” não seguir a “massa”.

Será???
Ainda em Jo 16:33 o Senhor conclui a frase dizendo: …mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Este mesmo Senhor antes de subir ao céu disse que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mt 28:20b
Á luz da Palavra é possível compreendermos que o cenário atual foi predito pelo Senhor, que não devemos amar o pecado, evidenciado nestes tempos e que obedecendo esta orientação sofreríamos aflições. Diante disso o Senhor nos exorta a não desanimarmos, pois ele venceu e está conosco até o fim.

Deixemos então nossas considerações preliminares para verificarmos se é de fato possível vencer o mundo, romper com os modelos estabelecidos pela maioria e fazer realmente a diferença como um verdadeiro cristão.
Tendo a Bíblia como nossa regra de fé, nosso primeiro texto acerca dessa questão está em I Sm 17. Nesta passagem, temos uma guerra entre Israel e os filisteus. O grande rei Davi é, então, um garotinho ruivo, que se dirige ao local da batalha apenas para levar comida aos seus irmãos mais velhos. E o exército inimigo tem entre seus soldados um poderoso gigante chamado Golias.
Diariamente o gigante desafia o povo de Israel a enviar um guerreiro para lhe enfrentar, no entanto ninguém se mostra corajoso o bastante para enfrentá-lo, mesmo diante dos incentivos do rei Saul para aquele que o pudesse vencer. Davi começa então a fazer perguntas entre os soldados de Israel para obter mais informações e chama-nos a atenção o que diz o seu irmão Eliabe quando percebe a ousadia do garoto – I Sm 17:28.
A seqüência da história narra a vitória de Davi sobre o gigante Golias, o que resultou na vitória de Israel sobre os filisteus.


Vamos agora aplicar às nossas vidas esta conhecida história.
- Todo o povo estava com medo por isso ninguém ousou enfrentar o filisteu.
- Quando finalmente alguém ousou fazê-lo, encontrou resistência no próprio irmão.
- Era do conhecimento de todos e do próprio Davi que ele não poderia vencer o gigante com suas próprias forças. No entanto, Davi, que aparentemente era o menos preparado para a batalha tinha total confiança no Senhor. Característica que faltou a todo exército de Israel.
- Davi enfrentou o gigante com a arma que possuía e, na força do senhor, foi vitorioso.
- Ele não deu ouvidos ao gigante, nem ao temor do povo, nem a reprovação de seu irmão. Pois sabia que Deus era com ele.
- Davi fez a diferença de tal forma, que sendo garoto, influenciou todo o exército por causa de sua grande vitória. Os filhos de Israel perseguiram os filisteus e despojaram seu arraial.
Esta é a vontade de Deus para nossas vidas. Ele está pronto para levantar novos “davis”. Pessoas com coragem para firmar posição mesmo estando sozinhos diante de uma multidão, enfrentar ursos, leões e gigantes.

O início do processo de quem resolve fazer a diferença pode ser difícil, com pessoas colocando em dúvida nossa intenção, como fez Eliabe, e outras que tentando nos ajudar nos oferecem armas que não servem para nós, como fez Saul.
O que dizer então do meio, quando estamos frente a frente com o gigante, que nos amaldiçoa e zomba de nossa pequena estatura e de nossa aparente limitação. Esta é a última tentativa de nosso adversário para nos fazer recuar.
Depois disso vem o fim. E para aqueles que, como Davi, confiam no Senhor, existe apenas um fim, a vitória. Observe que Davi não era louco, ele sabia que não poderia vencer por suas próprias forças. Em I Sm 17:46,47, antes de atacar ele afirma que o Senhor lhe daria a vitória sobre Golias e todos saberiam que havia Deus em israel. Percebemos então que as ações de Davi estavam fundamentadas em sua fé no Senhor. Este era, portanto, o seu segredo para vencer!
Temos ainda muitos outros exemplos de pessoas que enfrentaram a multidão, reis, e exércitos e sendo minoria obtiveram grandes vitórias.
Podemos mencionar Ananias, Michael e Azarias, no livro de Daniel, que enfrentaram Nabucodonosor e foram lançados na fornalha de fogo ardente. Diante do livramento do senhor o rei reconheceu a soberania de deus. Ou ainda Gideão que enfrentou o grande exército midianita com trezentos homens. A mulher do fluxo de sangue, que sendo mais uma entre tantos que tocavam o Senhor em meio à multidão, foi curada por acreditar que a virtude do Senhor lhe alcançaria por meio de um simples toque na orla dos seus vestidos. Fico a imaginar o gigante, que para ela era uma enfermidade incurável, a lhe dizer que era impossível, que todos os recursos já estavam esgotados… e ela continuou até alcançar a sua vitória. E Bartimeu… o que dizer dele? O povo dizia para ele se calar… sem dúvida essa não era a voz de Deus. Pois quando o Deus Filho ouviu seu clamor, mandou que o chamassem.

Por fim a Bíblia nos afirma de forma categórica que nós podemos vencer. Mais que isso, ela nos traz diversos exemplos de pessoas que venceram a voz do povo, a multidão, as circunstâncias.

A voz do povo não é a voz de Deus. Enquanto o povo teme o inimigo, Deus te chama para o combate, enquanto o povo sofre tendo sua colheita levada pelo opressor, Deus te chama para enfrentar o inimigo com trezentos homens, enquanto o povo está tateando no escuro, o Senhor percebe o teu toque e libera a sua virtude sobre a tua vida. Enquanto o povo manda você se calar Deus te chama e pergunta o que você quer que ele te faça.

Ouça a voz de Deus e faça a diferença!
Não seja influenciado pelo mundo!
Influencie o mundo!

Em Cristo

Junior Lima

12/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário