sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Amoroso olhar de Jesus

...Jesus olhou para ele e o amou...Mc 10:21 NVI


O trecho em destaque está contido no capítulo dez do livro de Marcos e narra o encontro de Jesus com um jovem rico, o qual se apresenta diante do Senhor gabando-se por ser um homem correto, porém receoso de seu futuro na eternidade. Seu questionamento sobre a vida eterna nos permite deduzir que seu bom caráter não parecia lhe dar segurança quanto ao céu, todavia sua expectativa era de ouvir uma palavra de aprovação, ou pelo menos uma tarefa a cumprir que lhe custasse menos. Ele jamais imaginou que Jesus lhe diria para abrir mão justamente daquilo em que seu coração estava mais apegado...
Todos os que já leram essa passagem sabem que Jesus lhe respondeu que algo ainda estava faltando e o jovem não se dispôs a fazê-lo, mas o que me chamou atenção nesta leitura não foram as características ou a reação daquele jovem diante do que Jesus lhe propôs, mas sim o que Jesus sentiu por ele.
Jesus olhou para ele... é o que nos mostra o versículo 21. Em outra versão encontramos o termo "fitou", ou seja, "olhou atentamente"...Fico a me perguntar quantas coisas este olhar revelou...
E olhando-o, Jesus sentiu afeto por aquele homem!
Ele percebeu que algo faltava aquele rapaz e era por isso que ele não tinha certeza de sua salvação, buscando em Jesus a resposta. Algo que estava além de sua boa conduta, algo que exigia total desprendimento, total submissão a vontade de Deus.
E percebendo que isto lhe faltava, Jesus sentiu amor por ele...
O desfecho desta conversa é conhecido, mas quero mais uma vez chamar atenção para aquele olhar, que alcançou os sentimentos mais profundos daquele coração, e mesmo diante de uma falha se encerrou em amor.
Quando Deus olha para nós e vê nossas imperfeições, Ele não nos rejeita, mas nos orienta para que possamos estar em plena comunhão com ele. Ele consegue ver nosso desejo de acertar, mas sabe que apenas isso não é suficiente. Ele nos dá o seu olhar de amor. E nós? Podemos dar a ele aquele espaço reservado em nosso coração para satisfazer apenas a nossa vontade?
Ainda hoje o Senhor está a nos contemplar com seu amoroso olhar. Ele vê tantas pessoas de boa conduta mas que ainda não desfrutam em seu coração da paz que excede todo entendimento. Porque a salvação não é alcançada pelas obras, mas sim pela fé. E se entregar por completo a Cristo é um ato de fé.
Como fez aquele moço o Senhor te olha, te ama e te diz: "Falta-te uma coisa", "Filho meu dá-me o teu coração".
O jovem rico tinha seu coração preso as suas riquezas, em que está preso o teu coração?
Seja qual for a tua resposta saiba que tesouro algum pode se comparar a alegria daquele que, sendo alcançado por seu olhar de amor atende ao seu chamado, pois aquele mesmo amor encherá seu coração. Então, não haverá mais dúvida, não faltará mais nada, pois Cristo nos satisfaz.

Um comentário: