terça-feira, 5 de julho de 2011

A mais sublime promessa de Deus a Davi

Comprei uma Bíblia Viva, aliás quero recomendá-la a todos que desejam  obter uma melhor compreensão das Escrituras, principalmente aos jovens. Conservo comigo um exemplar da versão revista e corrigida, que ainda considero ser ideal para leituras em grupo, mas devo dizer que passei a desfrutar de momentos muito interessantes com esta nova ferramenta.
Isso é curioso, pois quando era mais jovem, sempre tive resistência a essas "inovações". Mas hoje, compreendo que embora a Palavra da Deus não mude, nosso idioma está em constante transformação. Cabe ressaltar ainda, o cuidado dos tradutores quanto a conservação da mensagem existente nos textos originais dando credibilidade que pode ser comprovada quando fazemos uma leitura comparativa, aliás essa prática está se tornando meu novo hobby. Por tudo isso, acredito que esta pode ser uma ferramenta importante para levar muitos homens e mulheres a um conhecimento mais profundo da Mensagem do Evangelho.
Mas deixemos este assunto, pois não é este o propósito deste post. Na verdade, mencionei a versão da Bíblia porque nela comecei a ler o I Livro de Samuel e a leitura estava tão boa que li o primeiro e segundo livro de uma vez...
Os que gostam de ler devem saber que Davi destaca-se neste contexto e, de fato atentei bastante para toda sua trajetória.
Muita gente fala de Davi, e não por acaso, pois ele foi um dos mais ilustres reis de Israel. Poderíamos fazer diversos comentários a seu respeito, e obter inúmeros aprendizados para nossas vidas a partir de seus erros e acertos. Mas não temos o propósito de desenvolver estudos tão profundos...Talvez um dia, se o Senhor nos der graça para isso.
O texto acerca do qual quero refletir está em II Samuel 7 e nos apresenta um Rei Davi que ao pensar em tudo quanto o Senhor lhe fizera, sentiu-se incomodado por morar em um palácio enquanto a Arca de Deus estava em uma tenda. Nasceu então em seu coração o desejo de construir  um templo.
Após trazer ao conhecimento do profeta Natã, Davi recebeu uma resposta negativa de Deus, mas ela veio com uma grande promessa, a mais sublime que Davi recebera...

Vejamos o texto: II Samuel 7:5-16
5 - Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?
6 - Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
7 - E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
8 - Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
9 - E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
10 - E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
11 - E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa.
12 - Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
13 - Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
14 - Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
15 - Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
16 - Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.

O que dizer diante de tal promessa???
II Samuel 7:18-29
18 - Então entrou o rei Davi, e ficou perante o SENHOR, e disse: Quem sou eu, Senhor DEUS, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?
19 - E ainda foi isto pouco aos teus olhos, Senhor DEUS, senão que também falaste da casa de teu servo para tempos distantes; é este o procedimento dos homens, ó Senhor DEUS?
20 - E que mais te pode dizer ainda Davi? Pois tu conheces bem a teu servo, ó Senhor DEUS.
21 - Por causa da tua palavra, e segundo o teu coração, fizeste toda esta grandeza; fazendo-a saber a teu servo.
22 - Portanto, grandioso és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.
23 - E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus foi resgatar para seu povo, para fazer-te nome, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando as nações e a seus deuses?
24 - E confirmaste a teu povo Israel por teu povo para sempre, e tu, SENHOR, te fizeste o seu Deus.
25 - Agora, pois, ó SENHOR Deus, esta palavra que falaste acerca de teu servo e acerca da sua casa, confirma-a para sempre, e faze como tens falado.
26 - E engrandeça-se o teu nome para sempre, para que se diga: O SENHOR dos Exércitos é Deus sobre Israel; e a casa de teu servo será confirmada diante de ti.
27 - Pois tu, SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, revelaste aos ouvidos de teu servo, dizendo: Edificar-te-ei uma casa. Portanto o teu servo se animou para fazer-te esta oração.
28 - Agora, pois, Senhor DEUS, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem.
29 - Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor DEUS, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa de teu servo.

Confesso que as lágrimas me vieram aos olhos quando li esta passagem...fico a imaginar o que Deus sentiu quando Davi desejou edificar um lugar para honrar ao Senhor e mais ainda, imagino o que sentiu Davi diante de tão maravilhosa resposta.
Davi, cujo nome significa Amado, é chamado de "o homem segundo o coração de Deus". Encontrei em outros endereços eletrônicos pessoas que demonstravam ira em seus comentários porque tanta gente usa este termo. "Ele foi homicida, traidor, adúltero, conivente com os erros de seus filhos, tentou ao Senhor quando fez o censo de Israel!" - diziam eles -  E tudo isso é verdade...Mas quantas pessoas na Bíblia tinham tanto desejo de agradar ao Senhor? Quantos poderiam representar de melhor maneira o que é ser um verdadeiro adorador?
Deus disse a Davi que não seria ele quem construiria o templo, mas ficou tão tocado com aquele desejo de agradá-lo que lhe prometeu que de sua linhagem estabeleceria um reinado que não teria fim!

Aqui nossa reflexão entra num ponto complicado...
A linha do tempo nos mostra que as coisas não caminharam da mesma forma após a morte de Davi. Embora o Senhor tenha se apresentado a Salomão, seu filho, e tenha lhe abençoado em abundância, ele não permaneceu nos caminhos do seu pai e o reino foi rasgado.
Depois disto, vieram alguns reis que temeram ao Senhor, e muitos outros que o desprezaram e fizeram Israel pecar. O povo hebreu nunca mais foi o mesmo...
Vieram outros povos, e o afligiram por causa de seus muitos pecados. Cativeiro, destruição e morte...
Teria o Senhor esquecido de sua promessa? Teria Ele revogado a sua palavra? Estariam seus planos frustrados?

Enquanto me angustiava com essa indagação lembrei-me de um cego, que enquanto mendigava ouviu que um certo Jesus estava passando. Sim, ele era cego, mas podia ouvir muito bem. Na verdade a audição de todo cego costuma ser mais apurada...e ele não apenas ouviu que Jesus está por perto, mas já conhecia sua fama...
E que relação tem o cego com a frustrada promessa de Deus feita a Davi?
É que o cego Bartimeu, era um homem bem informado ele de alguma forma tinha conhecimento de que Jesus, como filho de José, era descendente direto de Davi.
"Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" Era o clamor de Bartimeu registrado em Marcos 10:47,48
O médico Lucas, autor de um dos Evangelhos, preocupou-se em registrar em Lc 2:4 e Lc 3:23 que mesmo como homem, Jesus nasceu em linhagem real. Ao contrário do que muitos pensam, não foi apenas Maria a escolhida para ser mãe de Jesus, mas também José, seu pai terreno. E a promessa de Deus a Davi evidencia isso, pois Ele lhe dissera que após sua morte levantaria um rei e que seu reinado permaneceria eternamente. Mesmo após Salomão ter se desviado de Deus, geração após geração o Senhor esteve conservando a linhagemde Davi, pois num outro tempo, aquela promessa se cumpriria.
Observemos ainda que Deus também fizera uma promessa de redenção a Adão e Eva, quando estes pecaram; e também a Abraão, quando lhe chamou.
Deus preparou tudo, mesmo após Israel ter pecado tantos vezes, após o cativeiro, e tantas outras crises.
A promessa não estava perdida e ela se cumpriu em Jesus, o filho de Davi, Rei dos Reis!
Pois é...Deus é fiel! e como disse Davi, Sua Palavra é a verdade! Mas isso não significa que seu cumprimento será de acordo com nossos termos, nossos cálculos ou nossos padrões. Deus tem a sua maneira de agir, "Seus pensamentos são mais altos que nossos pensamentos..."
Então diante de sua fidelidade só nos resta repetir o que diz Davi ao final do versículoversículo 18: ...Quem sou eu, Senhor DEUS, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?

Por fim, quero frizar algo que acredito ser a lição mais gloriosa existente aqui:
A palavra de Deus não volta vazia. Ele sempre prepara um caminho novo e inesperado para realizar o seu propósito. Por mais que a promessa pareça estar esquecida, ou mesmo que as circunstâncias apontem para um final frustrante, a orientação de Jesus é: "crê somente".
O que Deus determinou se cumprirá de uma forma muito mais bela do que aquela que imaginamos! E só então será possível compreender que em todo o tempo Ele estava cuidando de nós, preparando tudo, para que pudéssemos viver, no momento certo, algo que está muito além do que pedimos ou pensamos(Ef 3:20).

Glórias pois a ELE!

Em Cristo
Junior Lima

4 comentários:

  1. Agora acheiiiiiiiiii um lugar que eu posso colar minhas pregações rsrsrrsrrsrrsrsrsrrsrsrsrsrrs fica na paz irmão

    ResponderExcluir
  2. Deus é lindo d+
    Pois conhece o nosso coração como conhecia o de Davi... Já pensou vc querer agradar a Deus e receber um não?....rs Davi adorou a Deus quando recebeu um não...

    ResponderExcluir
  3. Deus tremendo... servir a essi Deus vale mas que tudo. Deus eu te amo

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus ele sim é digno de toda honra e glória... pois ele é Jeová Jireh Deus da provisão,Quando achamos que é o fim dos nossos sonhos...

    ResponderExcluir